Luis Eduardo Longhi
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável pela UNB, atualmente Conselheiro do CAU-MA, sócio do escritório Eduardo Longhi Arquitetura, Professor Universitário, co-fundador da Federação Nacional de Arquitetos no Maranhão e Superintendente do Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão, atuando diretamente nas políticas públicas de proteção e difusão dos centros históricos do Maranhão, patrimônio Mundial pela UNESCO e especialmente no grande acervo de mais de 5.400 imóveis tombados na capital São Luis. Atua também como gestor no comitê do programa Nosso Centro e comitê gestor do Centro Histórico de São Luis.
Movimento Nacional da População em Situação de Rua
Organização política que nasceu em 2005, após o episódio conhecido como o Massacre da Praça da Sé onde, na ocasião, quinze pessoas que lá dormiam foram brutalmente atacadas por um grupo de milicianos e sete delas vieram a falecer. Até hoje esse crime está impune, assim como, tantos outros.
O movimento é composto, principalmente, por homens, mulheres e famílias com trajetória de rua ou que ainda se encontram nessa situação e sua rede de apoio, formada por entidades e trabalhadores de diversas áreas, assim como, por grupos da sociedade civil.
A política de habitação é a principal pauta de luta deste coletivo num país que tem cada vez mais espaços abandonados e gente morando nas ruas. Somente em Porto Alegre existem 40 mil imóveis abandonados, dos quais 6 mil são públicos.