José Stédile

Nascido em Nova Prata, passou a infância e a adolescência em Veranópolis, na Serra Gaúcha. Aos 17 anos mudou-se para Porto Alegre para prestar vestibular e começou a trabalhar como metalúrgico. Em seguida, fixou residência em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, onde iniciou a militância no movimento comunitário. Foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre por três mandatos e presidiu a CUT/ Metropolitana. Em 2000 foi eleito prefeito, e em 2004 tornou-se o primeiro prefeito reeleito da cidade. Após deixar a prefeitura, conquistou pela primeira vez uma vaga na Câmara dos Deputados. Em 2014 foi reeleito para o segundo mandato como deputado federal. Em Brasília teve atuação destacada sendo o parlamentar gaúcho mais assíduo nas sessões plenárias e comissões. Também foi presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e membro do Parlamento do Mercosul. No dia 1° de fevereiro de 2019, Stédile assumiu como secretário estadual de Obras e Habitação. Desde então lidera uma gestão próxima da comunidade e tem na promoção da habitação popular a diretriz principal do trabalho.

ATIVIDADES

ST - Sessão Temática - ATHIS: POLÍTICA PÚBLICA NECESSÁRIA, com Gilson Paranhos, Tiago Holzmann da Silva, Alessandra D’Ávila Vieira e José Stédile. Mediação de Danilo Matoso.
Data: 11/10/2019 - Horário: 14:00
Local: Salão de Atos da UFRGS
Endereço: Av. Paulo Gama, 110
Após mais de dez anos da Lei da ATHIS, quais os desafios e alternativas para a efetiva implantação de uma política pública para a moradia das famílias de baixa renda? Gilson Paranhos, principal responsável pelo sucesso das experiências de implantação de ATHIS no Distrito Federal, fala sobre regularização, melhorias, projetos, concursos e, principalmente, sobre a importância de fazer, realizar, enfrentar e resolver os problemas. Tiago Holzmann da Silva, atual presidente do CAU/RS, apresenta a “Casa Saudável” e os atalhos para a implantação da ATHIS a partir da aproximação com outras áreas como saúde, meio ambiente e segurança.


21 CBA
Evento Preparatório:
UIA

Co-Promoção:
Produção:

Apoio:

Apoio Institucional:

Programação Cultural
Patrocínio:
Financiamento:

Co-Realização:
Realização:
IAB

RECEBA NOVIDADES:


INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL - DEPARTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

SOLAR CONDE DE PORTO ALEGRE - PONTO DE CULTURA DO SOLAR DO IAB
Rua General Canabarro, 363 - CEP 90010-160 - Centro - Porto Alegre - RS +55 51 3212.2552
[email protected] - administr[email protected]