Flávio Kiefer

Arquiteto e mestre pela UFRGS, professor de projeto, tendo lecionado no UniRitter, Ulbra e, atualmente, PUCRS, onde também foi diretor do Instituto de Cultura entre 2012 e 2016. Escreveu inúmeros artigos e organizou livros, com destaque para Fundação Iberê Camargo que foi finalista do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro em 2009. Entre seus projetos de arquitetura ganharam destaque e publicações a Casa das Três Palmeiras (Prêmio na I Bienal de Arquitetura do RS, ); as Escolas Infantis Municipais Construtivistas de Porto Alegre; a Casa de Cultura Mário Quintana (Projeto OUR CONCOURS na I Bienal de Arquitetura do RS, 1991, e Menção Honrosa no Concurso de Remodelación de Edifícios da Federação Panamericana de Associaciones de Arquitetura, 1993); a Casa de Cultura de Esteio (Menção Honrosa na II Bienal de Arquitetura do Rio Grande do Sul, 1993); a Casa Lutzenberger, em Porto Alegre; a Casa dos Rosa – Museu de Canoas, em Canoas e o Centro Histórico Vila Santa Thereza, em Bagé. É sócio da empresa Kiefer Arquitetos.

ATIVIDADES

PA - Palestra - CULTURA E MEMÓRIA NA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA, com Flávio Kiefer e Marcelo Ferraz. Mediação de Lucas Volpatto
Data: 12/10/2019 - Horário: 09:00
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Auditório Barbosa Lessa
Endereço: R. dos Andradas, 1223
A cultura e a memória são elementos importantes no ato de projetar , são condicionantes para a produção arquitetônica na contemporaneidade, principalmente quando existe a intervenção em pré-existências e bens culturais. A proposição de uma nova arquitetura é uma complexa equação entre o antigo e o novo, ente o primeiro arquiteto o segundo, entre intervenções sutis ou marcantes. É na rearquitetura, o termo que define o projetar sobre o projetado, que vai acontecer a adaptação ao novo uso, que vai surgir um novo organismo que reconhece e respeita a obra deixada como legado pelas gerações passadas. Se trata de um desafio, uma dicotomia, arquiteturas que proporcionam resgastes, que trazem a harmonia na coexistência de épocas distintas e que por consequência, valorizaram e preservam a obra do passado. A cultura e a memória na arquitetura contemporânea é o centro deste debate entre dois mestres reconhecidos por suas trajetórias que através de suas obras revelam suas habilidades na articulação da complementaridade entre tempos, proporcionando a unidade e expressividade de suas arquiteturas.


Evento Preparatório:
UIA

Co-Promoção:
Produção:

Apoio:

Apoio Institucional:

Programação Cultural
Patrocínio:
Financiamento:

Co-Realização:
Realização:
IAB

RECEBA NOVIDADES:


INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL - DEPARTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

SOLAR CONDE DE PORTO ALEGRE - PONTO DE CULTURA DO SOLAR DO IAB
Rua General Canabarro, 363 - CEP 90010-160 - Centro - Porto Alegre - RS +55 51 3212.2552
[email protected] - [email protected]