Carlos Vainer

Economista, sociólogo, Doutor em Desenvolvimento Econômico e Social/Université de Paris I - Panthéon/Sorbonne. Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Coordenou o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, por três vezes dirigiu o IPPUR/UFRJ e integrou o Comitê Técnico do Plano Diretor UFRJ-2020. Secretário Executivo e Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR. Dirigiu o Pôle d´Excellence Métropoles, Inégalités et Planification Démocratique (Agence Universitaire de la Francophonie). Lidera o Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza, onde dirige a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos e o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual. Vários livros e artigos publicados sobre planejamento urbano e regional, impactos de grandes projetos e outros temas.

ATIVIDADES

GD - Grande Debate - Espaço e democracia: direito à cidade, com Carlos Vainer e Rita Velloso e Claudio Acioly Jr. Mediação de Rafael Passos
Data: 10/10/2019 - Horário: 19:00
Local: Salão de Atos da UFRGS
Endereço: Av. Paulo Gama, 110
O conceito cunhado por Henri Lefebvre e suas relações com o tema do 21º CBA “Espaço e Democracia” são trazidos ao debate nesse mesa que reúne especialistas de diferentes disciplinas e campos de atuação no âmbito das cidades. Assim, questionamos: Como as restrições à gestão democrática que avançam sobre as cidades globais, em meio ao recrudescimento de valores que infringem os direitos humanos, sociais, políticos e ambientais, têm impactado o Direito à Cidade? De que forma as novas agendas urbanas poderão contribuir para o Direito à Cidade e à democratização do espaço urbano? Essas e outras questões serão abordadas por Carlos Vainer, Rita Velloso e Claudio Acioly Jr. mediados por Rafael Passos, Presidente do IAB RS.
SL - Sessão Livre - A CIDADE ESTÁ MORRENDO. VIVA A CIDADE!, com Carlos Vainer. Mediação de Pedro da Luz
Data: 11/10/2019 - Horário: 14:00
Local: Centro Cultural da UFRGS - Sala Jacarandá
Endereço: R. Eng. Luiz Englert, 333
A cidade moderna, criação do capitalismo e da burguesia, nasce como o lugar do encontro do diverso. Assim foi definida pela Escola de Sociologia Urbana de Chicago: grande aglomerado, denso e diverso. Agora é o desenvolvimento do capitalismo que coloca em cheque os fundamentos dessa cidade, promovendo a segregação, as zonas exclusivas, a privatização dos espaços públicos. Sob a égide do neo-liberalismo, é a própria cidade, e os conceitos de cidade e urbanidade que estão sendo corroídos. Enquanto a burguesia condena à morte uma de suas mais nobres e ricas criações, a cidade se transforma em projeto popular, abraçado pelos que resistem às remoções forçadas, que querem a preservação e expansão dos serviços e espaços públicos, enfim pelos que lutam para impedir que a cidade sucumba total e definitivamente ao mercado e sua potência desurbanizadora.


Evento Preparatório:
UIA

Co-Promoção:
Produção:

Apoio:

Apoio Institucional:

Programação Cultural
Patrocínio:
Financiamento:

Co-Realização:
Realização:
IAB

RECEBA NOVIDADES:


INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL - DEPARTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

SOLAR CONDE DE PORTO ALEGRE - PONTO DE CULTURA DO SOLAR DO IAB
Rua General Canabarro, 363 - CEP 90010-160 - Centro - Porto Alegre - RS +55 51 3212.2552
[email protected] - [email protected]